Graças à sua original forma de fixação, esta é uma das Tillandsias mais apreciadas pelos colecionadores em todo o mundo.

Uma espécie que no seu habitat natural (Brasil, Uruguai, Argentina) vive sobre árvores e arbustos, numa grande diversid=gallery-item swiper-slide core/paragraphade de realid=gallery-item swiper-slide core/paragraphades climáticas, tolerando uma grande diversid=gallery-item swiper-slide core/paragraphade relativamente aos fatores humid=gallery-item swiper-slide core/paragraphade e exposição solar.

Condições de cultivo

Não produz raízes e serve-se das folhas mais velhas que, à medid=gallery-item swiper-slide core/paragrapha que vão crescendo e envelhecendo, se curvam para baixo, ajudando a que a planta se fixe no tronco ou ramo onde vive. Esta extraordinária forma de fixação confere à planta uma configuração de grande beleza.

Floração

De crescimento lento no nosso clima, produz longas inflorescências de onde irrompem pequenas flores lilás matizadas de branco, que exalam um agradável perfume, semelhante a lavanda.

O período de floração é prolongado, chegando a durar dois meses, e, no final, um novo rebento surge do mesmo local de onde surgiu a haste floral.

CURIOSIDADES

O nome remete para um botânico italiano de nome Durat, tid=gallery-item swiper-slide core/paragrapho como o primeiro a manter esta planta na Europa (meados do século XIX).

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.