Mostarda, uma aromática sem igual

Várias são as espécies de mostarda existentes, e, ao contrário do que pode pensar, estas podem ser consumidas como verduras desde que sejam novas. Este é o caso das cultivares de mostarda oriental, por exemplo. Fique a conhecer neste artigo os três tipos mais comuns, aplicações e condições de cultivo.

Brassica juncea

Pode ser conhecida como mostarda oriental, mostarda-marrom, mostarda-castanha, mostarda-da-índia ou mostarda-da-china. Esta mostarda é a mais utilizada e apreciada como verdura e possui cultivares de folhas verdes, avermelhadas, roxas, folhas lisas e crespas. Tem um caule bastante desenvolvido e produz raízes comestíveis. Tendo em conta as suas subespécies, podem ser consumidas as folhas, flores, sementes, caules e raízes na alimentação. As sementes são utilizadas para fabricar o condimento mostarda, em pratos culinários e para a obtenção de óleo.

Brassica nigra 

Denominada mostarda-preta, esta planta pode ter mais de 2 metros de altura. As sementes desta espécie são ricas em lípidos, acabando por ser usadas na fabricação de óleo e para a condimentação e obtenção da mostarda em vários pratos culinários. Não é utilizada como verdura, no entanto as folhas e rebentos podem ser consumidas cozidas.

Sinapis alba

Também é chamada de Brassica alba ou Brassica hirta. Comumente apelidada de mostarda-branca ou mostarda-amarela, esta espécie pode atingir 1,6 metros de altura. Com sementes de cor amarela, bege ou castanho-clara, esta planta é a mais utilizada para fazer o condimento mostarda. Não é consumida como verdura, mas as suas folhas podem ser cozidas quando colhidas antes da floração.

Condições de cultivo

Zona climática: Prefere um clima ameno, idealmente não ultrapassando os 27 ºC. Suporta um clima quente, porém a produção e a qualidade das suas sementes poderá ser prejudicada caso a temperatura seja muita alta na altura da floração e do crescimento das vagens. Suporta geadas.

Luminosidade: Sol direto ou semissombra

Rega: Manter o solo sempre húmido, sem que fique encharcado.

Solo: Gostam de solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e de preferência com um pH acima de 6.

Plantação: Devem ser semeadas diretamente em lugar definitivo. Podem também ser cultivadas em módulos, vasos e transplantadas assim que estiverem mais desenvolvidas.

Espaçamento: O espaçamento varia de acordo com a espécie e cultivar em questão: na mostarda-branca e mostarda-preta com uma distância de 30 a 40 cm e na mostarda-oriental com um espaçamento de 15 a 35 cm.

Colheita das folhas: 40 a 70 dias após a plantação.

Colheita das sementes: 2 a 5 meses após a plantação. As sementes da mostarda-branca e mostarda-preta deve ser colhidas antes de secarem. As sementes da mostarda-oriental devem ser colhidas quando estiverem totalmente secas.

Fonte: Hortas.Info

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.