
Os fertilizantes naturais ou orgânicos são compostos obtidos de restos vegetais ou animais, tais como os lixos biodegradáveis que geramos nas nossas casas.
core/paragraphReaproveitando estes resíduos, podemos beneficiar as plantas e o jardim e ainda poupar dinheiro.
core/paragraphA obtenção de fertilizantes orgânicos para a utilização nas plantas do nosso jardim pode ser realizada com facilidade a partir de matéria biodegradável, tal como as cascas de fruta e legumes, casca de ovos, entre outras.
core/paragraphA obtenção dos fertilizantes ocorre por decomposição natural destes produtos com o auxílio de decompositores como as minhocas, ou pela utilização direta de outros produtos tais como as borras de café e cinzas da madeira, apresentando ambos vantagens para o ecossistema existente no seu jardim.
core/paragraphExplore esta lista de fertilizantes naturais que pode utilizar e reaproveitar da melhor forma nas suas plantas e tornar o seu jardim mais amigo do ambiente, poupando economicamente.
core/paragraphReduza a aplicação de químicos e aproveite os resíduos gerados em sua casa.
core/paragraph
Fertilizantes naturais que pode encontrar em casa e no jardim
core/headingBorras de café
core/headingApós deixar secar, aplicar em volta do tronco de plantas amantes de solo ácido, tais como as Azáleas, Rosas, Begonias, Cyclamen, Gardenia, Impatiens, Hortênsias, entre outras.
core/paragraphNão aplicar constantemente para não acidificar demasiado o solo.
core/paragraphCascas de ovo
core/headingDepois de secas ao ar, triture para formar um pó e espalhe pelo seu jardim para aumentar o pH do solo, adicionar cálcio e magnésio e melhorar a infiltração de água no solo.
core/paragraphCinzas da madeira
core/headingEspalhe as cinzas no solo e revolva para inseri-las no solo. Não coloque se o seu solo é alcalino. Fornece potássio e carbonato de cálcio às plantas.
core/paragraphFezes de animais
core/headingUtilize as provenientes de vacas, cavalos e galinhas. Fornece nitrogénio ao solo e plantas. Para conservar e utilizar, misture com o solo para não perder as propriedades e nutrientes.
core/paragraphAparas de relva
core/headingFornece nitrogénio ao solo. Não utilize se estiverem molhadas ou muito verdes, porque tornam o solo ácido pela adição de amónia.
core/paragraphÁgua do aquário dos peixes
core/headingAproveite a água suja do seu aquário que contém nitrogénio, quando efetuar a limpeza do mesmo para regar as suas plantas.
core/paragraphVinagre
core/headingAdicione 4 litros de água a 1 colher de sopa de vinagre e regue as suas plantas de 3 em 3 meses para melhorar a acidez do solo. O ácido acético do vinagre irá alegrar as suas plantas amantes de acidez.
core/paragraphLeia também: Fungicidas orgânicos para as plantas
core/paragraphVantagens
core/headingSão económicos
core/headingA obtenção de composto orgânico pode ser feita sem custos adicionais pelo facto de utilizar lixo biodegradável produzido em nossas casas.
core/paragraphCorrigem a nutrição do solo
core/headingA adição de matéria orgânica ao solo fornece o alimento adequado e embora de uma forma mais lenta, irá fornecer os nutrientes de uma forma sustentável.
core/paragraphMelhoram a textura do solo
core/headingEm solos arenosos a adição de matéria orgânica aumenta a estrutura e a retenção de água para as plantas.
core/paragraphEnriquecem o solo
core/headingFornece ao solo o alimento necessário e não deixa resíduos químicos armazenados.
core/paragraphGostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.
core/separator core/paragraph core/paragraph